terça-feira, 3 de abril de 2007

Mude o mundo, comece mudando as coisas ao seu redor

Desde pequeno sempre ouvi uma frase que me marcou muito: “Se você quer mudar o mundo, tem que começar mudando as coisas ao seu redor!”, e juro que ficava impaciente com isso e pensava como eu, um simples menino poderia mudar o mundo? Como que as outras pessoas saberiam que eu deixei de jogar um papel de bala na rua pra jogar na lixeira. Mas sempre ouvia a mesma frase, e meu saudoso Pai dizia que um dia eu iria descobrir o verdadeiro fundamento desta frase.

O tempo foi passando e aquela frase continuava na minha cabeça, mas confesso que deixei de questionar, e sempre busquei fazer o meu papel de cidadão, de agente de mudanças para o mundo. Às vezes me decepcionava ao ver as pessoas destruindo a natureza, sujando cada vez mais as ruas da cidade, tratando mal as outras pessoas. Mas sempre fazendo o meu papel.

Lembro bem de um dia, durante uma viagem de negócios, um dia extremamente cansativo e estressante. Peguei um vôo no aeroporto de Confins em Belo Horizonte às 06:50hs (como o aeroporto fica em outra cidade, tive que levantar por volta de 04:00hs), para fazer uma conexão em São Paulo e seguir para Curitiba, para uma reunião as 11:00hs. Chegando na cidade, a reunião foi cancelada por motivos de força maior por parte dos empreendedores do shopping, então tinha que justificar isso para a direção da empresa, o que não era nada bom. Meu diretor ficou uma fera, mas mesmo assim não podia me abater, pois no mesmo dia teria uma reunião em Maringá / PR também. Peguei o vôo em Curitiba às 14:00hs e segui para esta cidade.

Chegando em Maringá, após mais de uma hora de atraso, não tinha nenhum táxi no pequeno aeroporto da cidade, já comprometendo a segunda reunião do dia. Depois de sofrer com a falta de táxi na cidade e ter que esperar por mais de 20 minutos por um táxi, resolvi combinar com o taxista para me pegar no outro dia no hotel. O vôo estava marcado para as 06:10hs, então também precisava levantar muito cedo, marquei com ele de me pegar no hotel as 04:50hs.

Quando consegui chegar ao local da reunião, um shopping da cidade, já estava quase duas horas atrasado. Mas apesar de tudo a reunião foi um sucesso, todos gostaram da apresentação.

Porém o cansaço era visível, e a reunião durou até mais tarde, tinha o término previsto para as 19:00hs e se estendeu até as 21:00hs, mais uma conversa com o gerente financeiro que durou mais de uma hora. Um dia extremamente corrido cheio de imprevistos.

Por coincidência, o superintendente do shopping também ia pegar o mesmo vôo que eu no outro dia, e como o hotel estava no seu trajeto, ele me ofereceu uma carona para o aeroporto. Aceitei imediatamente, pois seria também uma nova oportunidade para conhecer melhor as pessoas que tomariam a decisão da compra ou não do meu produto.

Depois de tudo, só consegui chegar ao hotel as 22:30hs, muito cansado, quando então resolvi tomar um banho e descer pra comer alguma coisa. Neste instante lembrei do taxista que iria me pegar no outro dia. Peguei o seu cartão e liguei avisando que não iria mais precisar dos seus serviços no outro dia.

Foi ali, neste exato momento que eu descobri o significado de uma frase que fez parte da minha vida o tempo todo: “se você quer mudar o mundo, tem que começar mudando as coisas ao seu redor”. O Taxista me agradeceu muito por ter avisado que eu não iria mais precisar dos seus serviços, e me disse que era normal um cliente combinar com ele este tipo de serviço e na hora pegarem o primeiro táxi que aparecesse por lá, outros alteravam a data da viagem e deixavam-no lá, esperando um cliente que não iria aparecer.

Não fiz nada demais, simplesmente avisei que não precisaria mais dos seus serviços, mas a gratidão sincera daquele homem mudou completamente o meu dia. Neste exato momento me veio a lembrança do meu Pai. Será que mudei o mundo? Com certeza não, mas meu mundo mudou completamente. Me senti outra pessoa, esqueci de todo o cansaço que tinha passado naquele dia.

Então, se você quer mudar o mundo, tem que começar mudando as coisas ao seu redor, pense nisso!

4 comentários:

Harlley disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog. Já adicionei o seu RSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS) no meu Google Reader (https://www.google.com/reader) para acompanhar as novidades do blog.
Abraços

Eliene disse...

Parabens pelo blog ficou otimo, muito massa ... nossa e o texto eh dakeles q prende a atenção de quem estar lendo... Parabens sucesso sempre... bjos.

Anônimo disse...

Parabens pelo seu blog, realmente tudo que vc faz, com amor e carinho sai perfeitamente, e este blog nao poderia ser classificado de outra maneira.....ele é a sua cara....
Sucesso cada vez mais e mais....
Bjssss

Anônimo disse...

Muito bacana Reinaldo. Cidadania não é qualidade de qualquer um, infelizmente. Continue pensando assim e vc vai longe. Finalizo seu belo texto com uma frase muito conhecida e pouco praticada; "Faça aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem." (Jesus Cristo)
Um bj gd e muito sucesso!